terça-feira, 21 de outubro de 2008

Atalhos do teclado

Deixo-lhes nesta postagem algumas dicas referentes aos comandos do teclado que podem ser úteis nos blogs em geral. A maioria de vocês já conhecerá, provavelmente, os principais. Espero que possa ser útil.
  1. CTRL + B = Deixa o texto previamente selecionado em negrito (bold)
  2. CTRL + D = Grava a postagem como rascunho.
  3. CTRL + C = Copia o texto ou imagem selecionado.
  4. CTRL + F = Abre uma janelinha de pesquisa na página. O texto que você digitar nela aparecerá selecionado na página. Este comando é muito útil na edição de códigos HTML, quando se precisa achar uma tag.
  5. CTRL + H = Nos navegadores do Windows, em geral, abre o histórico das páginas visitadas na internet.
  6. CTRL + I = Deixa o texto selecionado em itálico. Se você usar este comando sem ter selecionado o texto previamente ou clicado na caixa de texto, ele abrirá a opção de organizar os seus Favoritos na internet.
  7. CTRL + L = Insire um recuo no texto selecionado; o efeito é o espaçamento que vem no parágrafo.
  8. CTRL + N = Abre uma nova janela do navegador da internet. No Internet Explorer abre a mesma página; nos outros navegadores abre apenas a sua página inicial.
  9. CTRL + R = Atualiza a página da internet na qual você está.
  10. CTRL + S = Salva a postagem como rascunho sem, no entanto, deixar a página, como ocorre com o comando Ctrl + D.
  11. CTRL + V = Cola texto ou imagem copiados.
  12. CTRL + W = Fecha a página na qual você se encontra. O mesmo efeito pode ser conseguido teclando-se ALT + F4.
  13. CTRL + X = Recorta texto ou imagem selecionados. Use CTRL + V para colar o objeto recortado.
  14. CTRL + Y = É o contrário do comando CTRL + Z: refaz a alteração que havia sido desfeita.
  15. CTRL + Z = Desfaz alguma alteração na sua postagem que você acabou de fazer. Em alguns programas tem maior alcance (desfaz até 10 ou 20 alterações). É meu comando do teclado favorito quando estou editando algo no computador... lol.

E aqui dou por encerrada a lista. O leitor poderá verificar que em alguns programas a maioria destes atalhos tem a mesma serventia e em outros as coisas podem ser diferentes. Por isso mesmo tome cuidado antes de usar um atalho do teclado que você conhece como certa função em outro programa: em qualquer outro programa ele poderá ter um efeito bem diferente, e ,embora quase sempre se possa emendar o erro, nunca é demais checar os comandos num programa ao qual você não está acostumado. "O seguro morreu de velho" e na internet é muito fácil perder-se um arquivo no qual se passou horas trabalhando. Por isso, também, é recomendável que você salve o seu trabalho freqüentemente (no blog não precisa: ele possue um salvamento automático!) para evitar a perda do serviço.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom esses atalhos, otimo para quem quer ficar mais praticos com o pc...
vou cria uma lista com outros atalhos e vou te passar.

Alberto disse...

Júnior,

obrigado pela força. Como pode ver, coloquei nesta postagem apenas os atalhos de CTRL + LETRA. Estou deixando para uma próxima alguns outros atalhos. Ficarei muito grato se você passar alguns que você conheça e deixarei um link para seu blog na postagem.

Abraços

Faça o seu comentário!

Obrigado por deixar seu comentário! Para outros assuntos veja também: